Acervo de Arte Africana do MAB ganha catálogo inédito

publicado: 02/02/2022 16h23, última modificação: 02/02/2022 16h36

O “Cultura Material Africana: o retrato da herança viva em movimento”, projeto que gestou o catálogo “Cultura Material Africana: primeiro catálogo do Acervo de Arte Africana do Museu da Abolição”, carrega a iniciativa dos produtores culturais Isabelle Ferreira e Wellington Silva e foi financiado pelo Edital de Microprojetos do Funcultura 2018/ 2019. Tal projeto visou conceber o primeiro catálogo do Acervo de Arte Africana do Museu da Abolição, coleção essa que adentrou a instituição em 2016. Mas, além da criação desse material catalográfico do acervo, se pretendeu também construir um legado ancestral, demarcado coletivamente pelas mãos de jovens negres periféricos.

Assim, o projeto contou com formações sobre África e diáspora, Cultura Material Africana, o Acervo de Arte Africana do MAB e conceitos básicos de fotografia. Tais formações foram direcionadas a cinco jovens negres selecionades, mediante chamada pública, para conceber em coletivo esse catálogo. Juntos ao fotógrafo e designer Sandir Costa e aos produtores culturais que são ex-estagiários da instituição, mas também, historiadora/ pesquisadora do Acervo de Arte Africana do MAB (Isabelle Ferreira) e comunicador social/ pesquisador de temáticas que envolve as relações étnico-racias (Wellington Silva), Thuanye Duarte, Jefferson Silva, Suênia Damásio, Luana Vasconcelos e Sales Mesmo aproximaram-se desse acervo e possibilitaram narrativas pluriversais possíveis para as heranças africanas em movimento constante, em solo pernambucano.

O catálogo “Cultura Material Africana” foi publicado pela Editora Universitária UFPE e encontra-se na lista de títulos disponíveis para acesso gratuito no site da editora. E, visando uma maior difusão dessa coleção estará também disponível aqui no nosso site e nas redes sociais do Mandume Coletivo Cultural (@mandumecultural).

Acesse o link e conheça o catálogo “Cultura Material Africana: primeiro catálogo do Acervo de Arte Africana do Museu da Abolição”!

Link: Cultura material africana: primeiro catálogo do Acervo de Arte Africana do Museu da Abolição | Editora UFPE