Instituto Brasileiro de Museus

Museu da Abolição

Ludoteca no MAB

Logo ludoteca site

Na Ludoteca do Museu da Abolição, o visitante encontra jogos e brincadeiras inspirados na cultura africana e afro-brasileira.

Inaugurada no dia 22 de novembro de 2014, a Ludoteca é um projeto pioneiro no Estado e funciona de forma permanente, visando ampliar e diversificar a oferta de atividades do museu para oferecer à população um ambiente de práticas lúdicas e educativas, nas quais são abordadas várias questões e temáticas ligadas à cultura afro-brasileira.

A Ludoteca é um espaço com acesso gratuito, para atrair e integrar todos os públicos. O projeto de implantação se deu por meio de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), com a produção executiva do Bureau de Cultura.

A ambientação da sala, assinada pelas arquitetas Kate Saraiva e Graciely Nery, abrigam objetos, brinquedos e jogos que compõem o acervo da Ludoteca. “O museu já tinha disponível um espaço físico para tal, porém encontrava-se em desuso. E o projeto visou justamente aproveitar esse espaço de modo que ele esteja permanentemente oferecendo aos visitantes, sobretudo crianças e adolescentes, atividades lúdicas e de lazer a fim de preservar a memória do lugar, aproximando-os da sua história, identidade e manifestações culturais” pontua a turismóloga e produtora, Clarisse Fraga, diretora do Bureau de Cultura.

A originalidade e inovação da Ludoteca, em sua dinâmica de funcionamento se consolidou como um espaço de interação, ludicidade, recreação e formação, no qual os visitantes tem a oportunidade de aproximar-se da temática proposta pelo museu enriquecendo suas interações sociais e exercendo a cidadania.

O projeto foi constituído por uma primeira etapa de pesquisa elaborada por uma equipe de historiadores e antropólogos sobre cultura afrobrasileira com foco em brinquedos e brincadeiras. Depois, foi a vez dos brinquedistas (profissionais da área de recreação e lazer) entrarem em ação para selecionar e criar as brincadeiras baseadas nas pesquisas desenvolvidas pelos historiadores e antropólogos.

A Ludoteca do MAB tem o mesmo horário de funcionamento do museu. 

Para mais informações e agendamentos: (81) 3228.3248 e (81) 3228.3903.

Em função da pandemia global de COVID-19 e das intervenções da obra de restauro e reforma do Casarão e área externa (iniciadas em julho de 2020), as atividades de visitação ao MAB estão suspensas por tempo indeterminado.

Assinatura