Exposição: Memorial do Sobrado Grande da Madalena

publicado: 17/04/2019 15h13, última modificação: 11/03/2021 16h41

Inaugurado em setembro de 2018, o Memorial do Sobrado Grande da Madalena tem por objetivo o resgate da memória histórica da atual sede do Museu da Abolição/MAB-Ibram, por ter sido posse de nomes importantes do período colonial aqui em Pernambuco, além da importância do engenho que dá nome ao bairro no qual está inserido (Madalena), das diversas fases de ocupação do sobrado e também da história do Museu a partir de sua abertura ao público em 13 de maio de 1983.

Esta exposição sempre foi objeto de interesse dos gestores do Museu da Abolição, desde 1994, e está sendo viabilizado neste momento, por meio de parcerias estabelecidas, em um formato mais resumido. O projeto é fruto de uma parceria com os cursos de Turismo e Design da UFPE. A parceria se deu em dois momentos distintos: em 2017, com a Profa. Isabela Morais, do curso de turismo, quando a equipe do MAB desenvolveu o projeto de extensão: “Exposição Sobrado Grande da Madalena/Museu da Abolição: Lugar Turístico, de Memória e Patrimônio Cultural da Cidade de Recife”, o qual foi aprovado em edital da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE e contou com dois alunos, Anielle Joana e Alison Nogueira. Os bolsistas realizaram pesquisas em diversas instituições da cidade, coletando informações, fotografias, mapas, anúncios de jornal, e bibliografia sobre os diversos momentos históricos da ocupação do espaço geográfico em que o edifício sede do MAB se encontra, desde os primórdios da ocupação portuguesa até o momento em que o sobrado é destinado para abrigar o Museu da Abolição; E em 2018, com as Profas. Kátia Araújo e Gisela Leão, do curso de Design, com a qual foi desenvolvido o projeto de extensão: “Design da Exposição Sobrado Grande da Madalena – Museu da Abolição: Layout Expográfico” para viabilizar o Memorial.

Neste projeto foram selecionados quatro alunos de graduação, Margarida Saerbeck, Raísa Costa do Nascimento, Juliana Marly da Costa e Eduardo Brasil Rodrigues. Além destes, colabora com projeto o designer Pedro Xavier, aluno egresso do curso de Design da UFPE, e a equipe técnica do MAB: Daisy Santos e Daiane Carvalho, museólogas e a diretora Maria Elisabete Arruda de Assis, além da estagiária Geliane Baracho, aluna do curso de Museologia. A ampliação do Memorial se dará com o projeto de reforma do casarão, cujo está finalizado e aguarda aprovação orçamentária do IPHAN para ser executado. Neste nova etapa está previsto a realização de pesquisas, produção de materiais audiovisuais e uma expografia com novos itens e novos dados da pesquisa.

Visite a exposição!

Visite o MAB! É gratuito, é digital, é nosso!

Texto: Wellington Silva