Museu da Abolição debate Economia da Cultura na 10ª Primavera de Museus

O Museu da Abolição debate Economia da Cultura na 10ª Primavera de Museus

 

No dia 21 de setembro, das 17h às 20h, o Museu da Abolição promove a Roda de Diálogo “Museu, Memória e Economia da Cultura”, tema da programação da 10ª Primavera de Museus, evento articulado pelo Instituto Brasileiro de Museus/MinC, que nesta edição contará com a participação de mais de 750 instituições em todo o país.

O eixo central do debate gira em torno dos resultados da pesquisa conduzida pela Prof.a Isabela Morais, do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Cnpq, intitulada “Economia Criativa, Museus e Turismo”.

A pesquisa iniciada em 2012 teve por objetivo promover uma reflexão sobre o incipiente conceito de economia criativa a partir de iniciativas desenvolvidas por instituições culturais do Recife, com destaque para os Museus Murillo La Greca, Cais do Sertão, Paço do Frevo, Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre e Espaço Pasárgada. A pesquisa adotou como parâmetros os princípios da economia criativa definidos pelo Ministério da Cultura: diversidade, inovação, sustentabilidade e inclusão, pontos que deverão ser abordados ao longo do debate.

A 10ª Primavera de Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e a programação completa está disponível no sítio do IBRAM (www.museus.gov.br).

 

 

Museu da Abolição

Rua Benfica, 1150, Madalena

81 3228-3248

mab@museus.gov.br

 

Publicado em