No Mês da Consciência Negra de 2020, o Museu da Abolição promoveu um Webinário visando debater temáticas importantes dentro do cenário de pandemia de COVID-19 ainda enfrentada no país e no mundo. O evento ocorreu todas as quintas-feiras de novembro, sempre das 14h às 16h30.
A primeira mesa do Webinário, realizada no dia 05/11, apresentou duas produções do campo do audiovisual que colocaram a ideia de resistência em primeiro plano, tanto na esfera política quanto religiosa.
No dia 12/11, foram abordados o uso e a importância do elemento lúdico enquanto ferramenta pedagógica dos museus na direção de uma educação antirracista, bem como a necessidade de se pensar nas possibilidades que o ambiente virtual apresenta como palco para atuação dos museus também no fortalecimento dessa temática.
No dia 19/11, o tema em debate foi a produção artística negra em Pernambuco em tempos de pandemia. O setor da cultura foi fortemente impactado pelas restrições de circulação de pessoas e comercialização durante o período de quarentena e esses efeitos ainda podem ser sentidos sobretudo pela classe artística. Durante o debate, produtores culturais negros atuantes e militantes apresentaram um pouco de suas experiências e compartilharam algo das soluções encontradas para enfrentar esse momento.
Na última quinta-feira do webinário, dia 26/11, a temática abordada foi a espiritualidade e a saúde da população negra. Os convidados levaram um pouco das estratégias adotadas pelo povo de santo no enfrentamento das dificuldades vividas pela população negra e agravadas durante o período de pandemia.
O evento foi gratuito, disponível no Canal do MAB no Youtube, acessível também no linkTree da página do Museu no Instagram. Houve conferência de certificados a todos os participantes.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 05/11/20: Resistência na produção audiovisual negra. Convidades: Éthel Oliveira, Helena Dias e Rennan Peixe, com mediação de Tassiana Oliveira.
Dia 12/11/20: Ludicidade como ferramenta pedagógica na educação antirracista. Convidadas: Kemla Baptista, Fátima Oliveira, Cristina Nascimento e Brune Ribeiro, com mediação de Fabiana Sales.
Dia 19/11/20: Produção artística negra em PE em tempos de pandemia. Convidades: Lenne Ferreira, Isabelle Ferreira, José Carbonel, com mediação de Daiane Carvalho.
Dia 26/11/20: Espiritualidade e saúde da população negra durante a pandemia. Convidados: Pai Rychelmy, Pai Edson de Omolu, Pai Neto de Osá, com mediação de Isabelle Ferreira.