Reforma Integral do Museu da Abolição

publicado: 25/11/2020 13h16, última modificação: 20/03/2022 15h21
telhado obra
Telhado em reforma

Em meio a toda turbulência vivida em 2020, com a pandemia da COVID-19 no país, e a necessidade de repensarmos nossas rotinas e nosso papel na sociedade, o Museu da Abolição (contemplado em 2013 com recursos do PAC das Cidades Históricas) teve suas obras de reforma e restauro iniciadas.

Trata-se de uma grande intervenção em toda a estrutura física do Casarão e área externa, que engloba serviços de restauração arquitetônica e instalações complementares, incluindo segurança, paisagismo, prevenção e combate a incêndio e instalação de ar-condicionado em toda a estrutura do casarão. Todo o sistema hidráulico, fiação elétrica, infraestrutura de rede (cabeamento/wi-fi), será devidamente restaurado. Haverá também a instalação de um elevador, de modo que o MAB possa oferecer acessibilidade ao pavimento superior para pessoas com dificuldade de locomoção.

A obra, iniciada em julho de 2020, tem previsão de 2 anos de duração, mas as atividades do MAB serão apenas parcialmente interrompidas. Além do planejamento de atividades virtuais, tão logo hajam condições para a retomada das atividades presenciais em museus e espaços culturais, o MAB continuará realizando atividades para um público limitado, em conformidade com o andamento das intervenções e dos espaços disponíveis a cada etapa da obra.

Ao mesmo tempo em que as instalações do MAB serão requalificadas, a equipe do Museu estará trabalhando para pensar exposições e atividades que possam expandir e aprofundar as discussões acerca da identidade, história, memória, patrimônio, produção cultural e científica e tantas outras construções e contribuições da população negra, de modo a fortalecer cada vez mais a sua já estabelecida missão institucional.

Área externa durante a reforma

A reestruturação física do Museu não altera em nada o seu compromisso com a formação do pensamento crítico e a luta pela construção de uma sociedade antirracista.

Para entrar em contato com a equipe do Museu, os telefones são 81. 3228.3903 e 81. 3228.3248 e o e-mail mab@museus.gov.br.

Valor total da obra:
R$6.842.456,82.
Início: 27/07/2020
Prazo: 18 meses

As obras de requalificação e restauro do MAB estão sendo realizadas com recursos do Fundo de Direito Difuso (FDD)/Ministério da Justiça/Governo Federal.