Instituto Brasileiro de Museus

Museu da Abolição

Projeto Tainacan

publicado: 11/03/2021 15h41, última modificação: 21/03/2022 05h52

O Tainacan é uma ferramenta flexível e poderosa para WordPress que permite a gestão e a publicação de coleções digitais com a mesma facilidade da publicação feita em blogs mas preservando todos os requisitos de uma plataforma profissional para repositórios.

A plataforma é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com fomento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). Faz parte do Programa Acervos em Rede que busca contribuir para a constituição de uma Política Nacional para acervos digitais.

O processo de padronização, qualificação e migração dos dados das antigas bases dos museus para um novo modelo de dados está fundamentado no Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados e é resultado do esforço das equipes da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM/Ibram), dos profisisonais da UFG e de técnicos de vários museus.

Através dessa dessa plataforma, a partir do dia 18 de maio, todo o acervo museológico do MAB, estará inteiramente disponível a um baixo custo e produzindo resultados significativos para a gestão das coleções, a pesquisa, a integração com outras instituições e para o acesso a fontes até o momento indisponíveis para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. E, assim, a plataforma contribui para o aumento da produção científica sobre os acervos étnicos e temáticas correlatas.

Conheça o acervo museológico do MAB, através da Plataforma Tainacan.