Instituto Brasileiro de Museus

Museu da Abolição

Infraestrutura

O Museu da Abolição possui uma área total de 6.302,74 m², onde o visitante pode utilizar tanto os espaços internos como as salas de exposições temporárias e de longa duração, o auditório e o espaço de consulta ao acervo bibliográfico (mediante agendamento), como pode também desfrutar de um jardim arborizado, com teatro de arena e espaço para lanche e descanso no tranquilo bairro da Madalena.


Salas de Exposições

Visitação no MAB
Acervo MAB

O MAB possui várias salas expositivas, totalizando nove ambientes. Três deles são salas destinadas às exposições e mostras temporárias promovidas pelo museu ou organizadas por artistas, instituições ou coletivos locais. Para mais informações sobre as salas ou como fazer para montar a sua exposição temporária no MAB, basta entrar em contato por telefone ou pelo mab@museus.gov.br.


Auditório

Localizado no térreo do Sobrado, o MAB conta com um pequeno auditório com capacidade para 50 pessoas. Nele, estão disponíveis recursos de projeção de imagem e som. Dessa forma, tem-se um espaço adequado para eventos de pequeno porte, tais como fóruns de discussões, reuniões, seminários, mesas redondas, entre outros.


Teatro de Arena

Acervo MAB

No jardim do museu, existe um espaço aberto, propício à realização de atividades recreativas e artístico-culturais, que pode ser usado em eventos com um público mais numeroso. Próximo ao teatro de arena, existe uma pequena copa, banheiros feminino e masculino e camarins.


 


Jardim

Acervo MAB

O jardim do museu tem uma área verde de 3.327 m2, composta de gramados, árvores frutíferas e plantas nativas e exóticas, algumas inclusive de interesse para a cultura afro-brasileira, harmonizando-se com a temática do museu. Dentre as espécies, podem ser encontradas plantas de uso ritual, medicinal e culinário. No bairro da Madalena, o jardim do MAB se destaca como opção de lazer e descanso. O espaço oferece aos visitantes bancos, sombra, mesa de pedra para lanches e piqueniques, passeio de pedra portuguesa,  com segurança feita por empresa de vigilância privada. O MAB e o seu jardim ficam abertos ao público de segunda à sexta, das 9h às 17 h, e aos sábados das 13h às 17h.

 

Estacionamento

Sob a sombra de palmeiras e árvores frutíferas, o estacionamento do MAB tem capacidade para 30 veículos de passeio e 02 ônibus, disponível para servidores e visitantes.