Museu da Abolição promove I Encontro de Coletivos Negros de Recife e Região Metropolitana

O evento acontece nos dias 24 e 25 de setembro

publicado: 19/09/2016 13h14, última modificação: 27/09/2016 10h04

A partir das atividades desenvolvidas ao longo do ano, após o lançamento do Projeto Selos, dentro do tema definido para 2016 – Mulher Negra Protagonista – o Museu da Abolição propôe a realização do I Encontro de Coletivos Negros. O objetivo  do Encontro é contribuir para o debate, estruturação e fortalecimento desses movimentos sociais, que têm pouco conhecimento entre si, promover a interação e a troca de experiências, para dessa forma enriquecer os trabalhos de cada grupo e promover intercâmbio entre estes. A programação foi elaborada de forma participativa – os temas foram escolhidos pelos representantes dos coletivos que aceitaram participar da proposta – e o encontro funcionará no mesmo formato, contemplando inclusive lanche e almoço colaborativos (onde cada participante do encontro trará sua contribuição para a refeição). O encerramento das atividades contará com o Projeto Jardim Sonante, que traz a apresentação de bandas autorais aos jardins do museu.

programação encontro de coletivos (1)

O Museu da Abolição é uma instituição pública federal vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus – autarquia do Ministério da Cultura . Ao longo de sua trajetória tem convidado a sociedade a ocupar os espaços do museu com propostas de diversas atividades: exposições, seminários, debates, feiras, mostras, encontros, desfiles, apresentações musicais, etc. Este processo foi iniciado em 2005 com a realização do seminário “O Museu que Nós queremos” que tinha o objetivo de mobilizar segmentos da sociedade para discutir conjuntamente a missão, os objetivos e o futuro do museu, que após intensos debates, culminou com a elaboração de um Macro Roteiro que foi materializado na “Exposição em Processo” – na qual o visitante era provocado a pensar na nova proposta do museu.
Dando continuidade a esta proposta e linha de trabalho participativa, em 2016 foi elaborado e lançado o Projeto Selos MAB, cuja proposta é a confecção de um selo anual que visa estabelecer conexões entre temas de interesse da sociedade com ações e atividades desenvolvidas na programação do Museu; ampliar as redes de parceria, articulação e cooperação entre as instituições públicas, privadas e movimentos sociais; e criar condições de sustentabilidade para apoiar o desenvolvimento dos projetos institucionais.