A exposição está sendo realizada pelo cabeleireiro Félix Oliveira, através da criação de um catálogo denominado de Estética Afro, onde suas clientes se identificam e tem à disposição algumas referências de cabelo afro. A produção deste catálogo foi realizada de forma independente pelo cabeleireiro e contou com a colaboração de alguns parceiros, como: o fotógrafo Fernando Azevêdo, a co-produtora Gal Almeida, a designer Marcela Rabelo e as clientes/modelos.
Exposição Cabelo: Uma questão de Identidade apresenta 30 fotos que retratam a identidade e a valorização da mulher negra através do cabelo e da libertação dos modelos da dita, ditadura da beleza. Félix Oliveira é um profissional especializado em cabelos afros que, desde 2010, percebeu que as mulheres negras tinha dificuldade em se identificar com as referências encontradas nos salões de beleza. Com base em suas pesquisas de estudo e na militância que tem com o movimento negro, adaptou o seu salão para esta especialidade. O objetivo é devolver a autoestima das mulheres negras e mostrar para toda a sociedade que é possível assumir sim, os belos cabelos crespos e cacheados.
A Exposição Cabelo: Uma Questão de Identidade acontece pode ser vista no Museu da Abolição – MAB/Ibram,no período de 24 de maio a 30 de setembro de 2016, de segunda a sexta das 09 às 17hs e aos sábados, das 13h às 17hs . Informações: 3228.3248