Museu da Abolição recebe evento Espaço Negro em reflexão ao dia da Abolição da Escravatura
Em reflexão ao dia da Abolição da Escravatura no Brasil, 13 de maio, o Museu da Abolição recebeu o evento Espaço Negro. Uma programação com debate, manifestações artísticas e culturais, tendo como tema central, O negro após 128 anos da Abolição da Escravatura.
Organizado pelas jornalistas Juliana Braga e Valéria Silva, do site cultural CentralPE, o evento proporcionou ao público momentos de diálogos e reflexão sobre a abolição da escravatura, a exclusão do negro na sociedade e questionamentos sobre preconceito e racismo, através de palestras, mostra de vídeos, oficina, feira de produtos étnicos e comidas típicas, performance e apresentações culturais.
O evento foi aberto com a Mostra de vídeo e Debate, ministrado pela cineclubista Erlânia Nascimento; na sequência uma palestra Hip Hop: Arte Cidadania e Cultura de Paz, com os sociólogos da Associação Metropolitana de Hip e Hop em Pernambuco Sérgio Melo e Sérgio Ricardo. Houve também Oficina de Danças Urbanas/Breaking, com o arte educador do Grupo Step Evolution, Levi Costa.
A palestra “Livro: Nem Mãe Preta, Nem Negra Fulô”, com o escritor e historiador Maciel Carneiro também fez parte da programação. Nos intervalos do evento, o ator Ryan Leiva apresentou as performances “Mala_da_Resistência” e “CORPO&RITMORepresentando. Já à tarde, as atrações culturais e artísticas foram o Grupo de Capoeira Herança de Angola e Grupo Percussivo BatáKossô.