As obras de restauro e reforma do MAB e o Projeto Canteiro Aberto EnCena.

publicado: 16/12/2021 14h48, última modificação: 20/03/2022 13h26

Em julho de 2020, tiveram início as obras de restauro e reforma do Museu da Abolição (MAB), capitaneadas pela Construtora Biapó. Um ano e meio depois, entram na reta final as intervenções de restauração arquitetônica e de instalações complementares, incluindo serviços de segurança, paisagismo, prevenção e combate a incêndio e instalação do sistema de ar condicionado e elevador.

No Sobrado Grande da Madalena, foram realizados a restauração da cobertura do prédio, a instalação da subcobertura e o recobrimento com telhas coloniais, cujas peças passaram por uma limpeza para serem reaproveitadas. Paredes internas foram pintadas, forros e esquadrias de madeira recuperados e instalações infraestruturais (elétricas, hidrossanitárias e de ar condicionado) também estão sendo finalizadas.

Na área externa, foram executados o piso em pedra portuguesa, a concretagem do reservatório de incêndio, a fundação em aço estrutural e a alvenaria do café e do prédio anexo, e o alicerce dos blocos de sustentação da lona tensionada instalada no jardim.

Como parte da política de educação patrimonial da Construtora e do Instituto Biapó, no mês de agosto, foram gravados os vídeos do Projeto Canteiro Aberto EnCena no Museu da Abolição. O objetivo do projeto é despertar ainda mais o interesse da comunidade pela memória e função dos bens patrimoniais que passam por intervenção em sua estrutura física.

O Canteiro Aberto é uma tradição nas obras de restauro da Biapó que permite à comunidade conhecer não apenas a história do monumento, mas as diferentes técnicas usadas para sua recuperação por meio da visita guiada nos canteiros de obras. Com a pandemia, o projeto adquiriu novo formato, com transmissão on-line de atrações artísticas, concertos e depoimentos de memórias afetivas relacionadas ao bem histórico.

Em todas as segundas-feiras de novembro, Mês da Consciência Negra, foi lançado, no canal do YouTube do MAB, um episódio do Canteiro Aberto EnCena com apresentações do Afoxé Omin Sabá; Contação de Estorias, com Kemla Baptista; Maracatu Encanto do Pina e Grupo de Capoeira Raça Brasil.

No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, foi transmitida ao vivo a segunda edição do Leilão em Chamas no MAB, uma iniciativa que visa captar recursos para estimular e capacitar artistas periféricos em Pernambuco, oferecendo oportunidades para as potências artísticas invisibilizadas da periferia.

Você pode assistir todas as apresentações artísticas e ver um pouquinho do que foi o Leilão em Chamas no MAB, acessando a playlist do Canteiro Aberto EnCena no MAB no link https://www.youtube.com/playlist?list=PL87I9Jw4UDl9otqCOZSBXtFlmwf5Tii1c.