III Seminário: Povos Ciganos em Pernambuco – Visibilidade e Políticas Públicas

III Seminário: Povos Ciganos em Pernambuco – Visibilidade e Políticas Públicas, dia 23 e 24 de maio, à partir das 14h.

publicado: 23/05/2016 10h12, última modificação: 15/07/2016 10h40

O Museu da Abolição/Ibram abre, nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), o III Seminário: Povos Ciganos em Pernambuco – Visibilidade e Políticas Públicas, a partir das 14h. O encontro é gratuito e será marcado por palestras, rodas de diálogos, debates, mostras de filmes, apresentação cultural, dança Cigana e feira de artefatos.

Programação:

Dia 23 de maio

14h – Mostra de filmes com roda de conversas sobre a cultura Cigana, com  o historiador Beto Barata.

Sessão I

LachoDrom- 1993- Gêneromusical/documentário- 1h43m com debates 30 min

Sessão II

Cobra Gypsies- 2015- home- 2015 com debates 30 min

Sessão III

GadjoDilo- 1997- 1h37min com debates 30 min

Dia 24 de maio

14h – Abertura Comunidade Cigana com Andréia Casselli apresentando a dança e a tradição.

14h30 –  Mesa de abertura;

EnildoKalon ACIPE, Bernadete Lopes SEMAS, Samuel da Luz Gerência de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife, Deputado Edilson Silva da ALEPE, Vicente Morais Secretaria Executiva de Segmentos Sociais do Estado, Olga Conceição da Secretaria de Mulher, Laucine Conselho Estadual de Saúde, Padre Roberto da Igreja Ortodoxa da América, Edla de  Araújo do Conselho Estadual de Educação, Dr. Maria Bernadete MPPE, Capitão  Leonardo Lopes GT Racismo da Policia Militar, Gilson MINC/NE e Renato Athias NEAB UFPE

14h45 – Palestra Ciganos: Da Colonização até os dias atuais

Palestrantes: professor Renato Athias, Erisvelton Sávio, Vania Fialho – NEAB UFPE e Enildo Kalon – ACIPE.

16h – Políticas Públicas para Ciganos: Avanços e Perspectivas

Palestras: professor Renato Athias e Erivelton Sávio

16h3o – Debate

17h –  Encerramento-: Apresentação de Dança Cigana com Jannah Torres e Graça Lins.