Ludoteca no MAB

Logo ludoteca site

Na Ludoteca do Museu da Abolição, o visitante encontra jogos e brincadeiras inspirados na cultura africana e afro-brasileira.

 Inaugurada no dia 22 de novembro de 2014, a Ludoteca no Museu da Abolição é um projeto  pioneiro no Estado e funcionará de forma permanente, visando ampliar e diversificar a oferta de atividades do museu para oferecer à população um ambiente de práticas lúdicas e educativas, nas quais serão abordadas várias questões e temáticas ligadas à cultura afrobrasileira. A Ludoteca é um espaço com acesso gratuito, para atrair e integrar todos os públicos.O projeto de implantação se deu por meio de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), com a produção executiva do Bureau de Cultura.

A ambientação é assinada pelas arquitetas Kate Saraiva e Graciely Nery que fizeram uma verdadeira reestruturação no intuito de abrigar objetos, brinquedos e jogos que irão compor o acervo da Ludoteca. “O museu já tinha disponível um espaço físico para tal, porém encontrava-se em desuso. E o projeto visou justamente aproveitar esse espaço de modo que ele esteja permanentemente oferecendo aos visitantes, sobretudo crianças e adolescentes, atividades lúdicas e de lazer a fim de preservar a memória do lugar, aproximando-os da sua história, identidade e manifestações culturais” pontua a turismóloga e produtora, Clarisse Fraga, diretora do Bureau de Cultura.

A originalidade e inovação da Ludoteca, em sua dinâmica de funcionamento se consolida como um espaço de interação, ludicidade, recreação e formação, no qual os visitantes terão a oportunidade de aproximar-se da temática proposta pelo museu enriquecendo suas interações sociais e exercendo a cidadania.

A primeira etapa do projeto, iniciada em junho passado, culminou com a pesquisa elaborada por uma equipe de historiadores e antropólogos sobre cultura afrobrasileira com foco em brinquedos e brincadeiras.

Depois, foi a vez dos brinquedistas (profissionais da área de recreação e lazer) entrarem em ação para selecionar e criar as brincadeiras baseadas nas pesquisas desenvolvidas pelos historiadores e antropólogos. A Ludoteca realizará, um sábado por mês, uma programação especial com temas diversos para movimentar o espaço nos fins de semana.

A Ludoteca funciona de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. Informações e agendamentos pelo telefone (81) 3228.3248.

Assinatura