Conheça os acervos do MAB

ACERVO MUSEOLÓGICO

Atualmente, o acervo do MAB é composto por 135 peças registradas em seu banco de dados. Todavia, nem todos os objetos constantes neste banco é inventariado como acervo. Na sua maioria são objetos históricos ligados à temática da escravidão, tais como: instrumentos de suplício; objetos representativos das casas grandes e dos engenhos; objetos religiosos e, ainda, objetos comemorativos referentes à abolição tais como selos, moedas e medalhas.

Em 2010 foi realizado um inventário do acervo museológico para ser entregue ao IBRAM, no qual foi registrada a composição do acervo do museu por 130 peças (conjunto inicial). Naquele momento, algumas peças não foram conferidas, pois se encontravam trancadas no cofre e a abertura deste só foi possível no ano de 2011. No levantamento do acervo realizado em 2012, identificou-se 199 peças em situações diversas, conforme discriminado abaixo:

Nº Peças

Situação/Condição Acervo
130 Pertencem ao museu 02 objetos estão incompletos Inventariadas
24 Foram doadas para compor a Exposição em Processo Em análise para constituir acervo
06 Estão em processo de doação Em análise para constituir acervo
18 Não são inventariadas (não se sabe a procedência, a forma de aquisição nem a data de chegada ao Museu)

Em análise para constituir acervo

Essa coleção, que conta com aproximadamente 1344 livros, é especializada em cultura afro-brasileira e museologia e possui títulos, divididos por assunto, com as seguintes temáticas: abolição; antropologia; arte; biografia; cultura; economia; educação; escravidão; etnologia; folclore; história; literatura; museologia; patrimônio; personalidades; racismo; referência; racismo; resistência negra; religião; saúde; sociologia. No acervo bibliográfico também se incluem cerca de 617 periódicos, entre revistas, catálogos e folhetos.

ACERVO HEMEROGRÁFICO

A coleção hemerográfica possui e pode ser medida em 3 metros lineares de documentos, que abordam também, além das temáticas acima descritas, assuntos relacionados à África do Sul, bem como os Anúncios do primeiro caderno do Diário de Pernambuco, intitulados “Há 100/150 Anos”, acrescido de algumas edições e recortes de diversos jornais e revistas, inclusive de outros estados brasileiros.

ACERVO DOCUMENTAL

Além de documentos oficiais ligados à fundação e o funcionamento do museu, o MAB possui arquivo com documentos históricos provenientes de Abelardo Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora das Brotas e da família do patrono do museu, João Alfredo Corrêa de Oliveira, bem como outros documentos avulsos ligados a temática negra.

ACERVO FOTOGRÁFICO

O MAB possui também uma coleção de fotografias e slides ligados ao museu e sua temática. Assim, foram classificadas e catalogadas 1400 fotografias, 1352 negativos e 138 slides. Seguindo a organização do acervo bibliográfico, também foram classificados por assunto: acervo / ação educativa / ação cultural / área externa / exposições e eventos. Títulos da classificação em anexo.

ACERVO AUDIOVISUAL

Esse acervo é composto de aproximadamente 167 audiovisuais em suportes como fitas K7, CDs e DVDs.  Nele podem-se encontrar filmes, documentários, gravações de rodas de diálogos, registros de exposições e ações do museu, etc.